Tipos de Grama

Ao projetarmos a formação de um gramado, além de todos os serviços básicos de preparo de solo, sistema de irrigação, etc, a escolha da espécie e variedade da grama são fundamentais para o sucesso do projeto.

A indicação da grama deve levar em consideração os seguintes pontos: objetivo do gramado, condições climáticas, condições locais, capacidade de manutenção.

1. Objetivo do gramado
De uma maneira geral, podemos considerar que um gramado poderá ter como principal objetivo a função paisagística ou
a função esportiva. Na função paisagística, que corresponde a grande maioria dos casos, as gramas mais utilizadas são:

• Esmeralda Tradicional (Zoysia japonica)
• Esmaralda Imperial

A EsmeraldaTradicional é indicada para área de sol. Apresenta como principais características as folhas de estreitas a médias, além de enraizamento abundante e verde intenso, formando um verdadeiro tapete de grama. É indicada para formação de gramados residenciais, áreas públicas e industriais, casas de campo e praia, playgrounds.


A Esmeralda Imperial é uma grama com um sistema radicular mais desenvolvido, tem uma capacidade de regeneração maior, é menos exigente quanto a fertilidade do solo, maior tolerância ao pisoteio e maior tolerância a seca exigindo assim menos irrigação, suporta bem possíveis desajustes na freqüência de poda. É indicada para gramados residenciais, campos esportivos, excelente para o controle de erosões.


A São Carlos Plus , possui folhas largas, cor verde intenso, melhor qualidade dos tapetes, formação de um gramado mais denso e homogêneo, rápida capacidade de estabelecimento, excelente tolerância a temperaturas baixas, maior capacidade de regeneração.


A Sto. Agostinho, tem as folhas de largura e comprimento médios, lisas e sem pêlos, cor verde-escuro e estolões abundantes. É indicada para a formação de gramados em áreas semi-sombreadas, áreas serranas e litorâneas .
A função esportiva é desempenhada, principalmente pelas seguintes gramas: As Bermudas são as mais indicadas para a formação de gramados esportivos. Apresentam como principais características as folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso quando adubada. É indicada para a formação de campos de futebol, pólo, golfe, tênis, beisebol, etc. Podemos considerar como suas principais vantagens a excelente resistência ao pisoteio e ótima capacidade de regeneração no caso de injúrias. Não deve ser utilizada para formação de gramados residenciais, em função do aumento da freqüência de poda e da grande necessidade de luminosidade (não tolera sombreamento).


A Esmeralda também é indicada para a formação de gramados de campos de futebol e tees de campos de golfe. Porém é importante chamarmos a atenção para o seguinte fato: a Esmeralda no período e outono/inverno, diminui sensivelmente seu ritmo de crescimento, decrescendo drasticamente sua capacidade de regeneração, o que para um campo de futebol em plena atividade, pode vir a comprometer a sua qualidade.

2. Condições climáticas
As condições climáticas da região irão contribuir para a definição da espécie de grama a ser plantada.
O quadro abaixo demonstra a maior ou menor tolerância das espécies frente à temperatura e à seca.

Tolerância a Temperaturas Altas Tolerância a Temperaturas baixas Tolerância a Seca
Bermudas São Carlos Bermudas
Esmeralda Santo Agostinho Esmeralda
Santo Agostinho Bermudas Santo Agostinho
São Carlos Esmeralda São Carlos

3. Condições locais:
Estas condições se referem a algumas particularidades do local, tais como: Sombreamento, Água salinas para irrigação, Tipo de solo, Topografia. Segue abaixo quadro que pode contribuir na escolha da grama:

Tolerância à Sombra Tolerância à Salinidade
Santo Agostinho Santo Agostinho
São Carlos Esmeralda
Esmeralda Bermudas
Bermudas São Carlos

Com relação aos tipos de solo, para exemplificar, daremos a seguinte classificação: Solos arenosos, Solos argilosos, Solos orgânicos.

Esmeralda - Se adapta bem aos três tipos de solo.

Sto. Agostinho - Se adapta bem aos três tipos de solos.

Bermudas - Prefere solos orgânicos ou arenosos.

A topografia foi citada em função da dificuldade de manutenção (poda). Quando necessário, deve-se escolher uma espécie de baixa manutenção, como a Esmeralda, que é ideal também para controle da erosão.

4. Capacidade de manutenção
Na escolha da grama, a estrutura disponível para a manutenção é ponto extremamente importante, principalmente no que se refere aos equipamentos de corte, pois as dimensões da área e a espécie de grama escolhida têm que ser compatíveis com o equipamento de corte disponível. Espécies mais susceptíveis ao ataque de pragas e doenças necessitam da
disponibilidade de equipamentos adequados para promover o combate.

Verifique se a mão-de-obra disponível para promover a manutenção é qualificada ou não. Estas informações podem contribuir para uma melhor escolha da espécie ou variedade de grama para o seu projeto.

Estas informações foram retiradas do website da Itograss. Acesse o website www.itograss.com.br para mais detalhes.